segunda-feira, 26 de março de 2012

Genealogia




Então, o meu Deus me pôs no coração que ajuntasse os nobres, os magistrados e o povo, para registrar as genealogias. Achei o livro da genealogia dos que subiram primeiro, e nele estava escrito  ( Neemias 7:5 )


A Genealogia é o estudo da história das famílias. Infelizmente, muitas pessoas dão pouco valor ao estudo de suas raízes familiares. Hoje em dia, poucas são as pessoas que sabem quem foram os seus bisavós, por exemplo. Mas será que a genealogia tem tão pouco valor assim? A mesma pode ter pouco valor para a maioria das pessoas, mas não para o Deus de Israel. O Senhor Deus colocou no coração de Neemias a necessidade de se registrar as genealogias da tribo de Levi, uma das doze tribos do povo judeu. Sabemos que o povo de Israel é um dos povos que mais dá valor à história de suas famílias. Se a genealogia não fosse importante, Deus não pediria a Neemias para registrar a história das famílias da tribo de Levi. O povo judeu tinha um livro genealógico, o livro de registro das histórias das famílias judias. Na própria Bíbliavários registros de genealogias, incluindo a genealogia de Jesus, como está escrito:

“Este é o livro da genealogia de Adão. No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez;”
( Gênesis 5:1 )

“Quanto a seus irmãos, pelas suas famílias, quando foram inscritos nas genealogias segundo as suas descendências, tinham por cabeças Jeiel, Zacarias,”
( 1 Crônicas  5:7 )

Todo o Israel foi registrado por genealogias...
( 1 Crônicas  9:1 )

Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão ”
( Mateus  1:1  )

Todo a nação de Israel tinha as histórias de suas famílias registradas por genealogias, todos os judeus sabiam quem eram os seus antepassados. E hoje quando perguntamos às pessoas sobre o passado de suas famílias, elas zombeteiramente respondem: “Pra quê saber do passado? Quem gosta de passado é museu !!! ”. Deveríamos estudar mais sobre as nossas raízes, pois através da genealogia obtemos não somente informações históricas sobre as nossas famílias, mas também dados espirituais, de como os espíritos familiares entraram em nossas famílias, trazendo morte, destruição, prostituição, vícios, etc. Por quê numa família o avô, o pai e o neto têm o mesmo problema, como o alcoolismo, por exemplo? É por causa dos espíritos familiares que entraram na árvore genealógica dessa família, por causa dos pecados hereditários. E a ação desses espíritos familiares só pode ser quebrada através do encontro dessas pessoas com Jesus Cristo, o qual nos faz nova criatura, e assim as coisas velhas malignas ficam para trás.