segunda-feira, 26 de março de 2012

O PASTOR – A CHAVE PARA MISSÕES MUNDIAIS


Há um ditado que diz: “Tal pai, tal filho”. Podemos transferi-lo para a situação eclesiástica e dizer: “Tal pastor, tal igreja”. Normalmente uma igreja é o que o seu pastor é. Se o pastor leva Deus a sério, a igreja vai levar Deus a sério. Se o pastor tiver visão missionária, a igreja terá visão missionária.

I- As Responsabilidades do Pastor
a) Conduzir a igreja à maturidade

Col. 1:27b-29 diz: “… Cristo em vós, a esperança da glória; o qual nós anunciamos, advertindo a todo homem e ensinando a todo homem a sabedoria,a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo, para isto é que eu também me afadigo, esforçando-me o mais possível, segundo a sua eficácia que opera eficientemente em mim”.
Além desse texto, as cartas de Paulo a Timóteo e Tito deixam bem claro que o papel do pastor é levar a igreja à maturidade espiritual. Esta maturidade acontece quando o crente vai se moldando à Palavra de Deus e tem o caráter de   Cristo   forjado   em   sua   vida .Um   cristão   maduro   sabe   de   sua responsabilidade; portanto, torna-se um missionário em sua cidade ou em outro lugar.

b)Levar a igreja ao serviço de edificação do corpo.

“E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, eoutros para pastores mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a
edificação do corpo de Cristo”. (Ef. 4:11-12).
Aqui, Paulo está falando dos dons ministeriais. Eles são distribuídos à igreja com o propósito de capacitar os crentes para o desempenho do seu serviço.

II — As Possibilidades do Pastor
a) Pregar e ensinarAtravés da pregação e do ensino da Palavra, o pastor pode levar a igreja à maturidade, a experimentar a vontade de Deus e a desempenha o seu serviço; consequentemente, a fazer missões mundiais. A pregação e o ensino são dois instrumentos poderosos nas mãos do pastor na direção de sua igreja.
b ) Ministrar à liderança da igreja. Uma igreja não será missionária se sua liderança não  tiver visão  missionária.  Assim, o pastor deverá treinar a liderança da igreja.
c)Treinar. O pastor deve preparar um currículo para o treinamento de sua igreja em missões.

COMO UMA IGREJA PEQUENA PODE FAZER MISSÕES

a) Confie no grande DeusDevemos entender que o plano de Deus para a igreja é a implantação do Seu reino, através da pregação do evangelho a todas as nações, não importa o tamanho da igreja.
b)Inicie um movimento de oração. Através da oração, a igreja pode fazer um movimento missionário e atingir nações. Desafie os membros de sua igreja a orarem em suas casas, no trabalho, nos momentos de folga, na igreja,etc.
c)Treine os crentes para a evangelização pessoal. Eu descobri uma coisa interessante em meu ministério:  os crentes não evangelizam, porque não sabem como fazê-lo.
d)Desafie pessoas para o campo missionário. Mediante pregação, ensino, recomendação de livros etc, você pode desafiar pessoas a se entregarem para a obra de missões. Creio que em toda igreja há pessoas vocacionadas para o campo missionário.
e)Desafie  os   crentes  a  contribuírem financeiramente. Uma   igreja pequena pode fazer muito para missões, através da contribuição financeira.de seus membros.  Deus não está olhando o tamanho  da oferta, mas  sim o tamanho do coração da pessoa que deu a oferta.
f)Associe sua igreja a outra, para enviar missionários. Uma igreja pequena pode fornecer pessoas e dinheiro para a obra de missões. Mas às vezes, não tem condições de levantar todo o sustento financeiro necessário, portanto, poderá se unir a outra igreja e juntas, enviarem o missionário.