quinta-feira, 26 de abril de 2012

A bênção de ter amigos.

Texto: Provérbios 17:17

1. Amigos são valiosos, uma das maiores bênçãos que um homem pode ter. 
Amigos às vezes podem estar mais perto uns dos outros do que aqueles a quem eles estão relacionados por laços de sangue (família física).
2. O que a Bíblia tem a dizer sobre os amigos?

I. Escolhendo amigos.
A. Devemos buscar genuínos, amigos verdadeiros, em vez de "bons tempos” amigos. “As riquezas granjeiam muitos amigos, mas ao pobre o seu próprio amigo o deixa" Provérbios 19:4.
B. Devemos estar cientes que os nossos amigos têm influência sobre nós. "Anda com os sábios e serás sábio, mas o companheiro dos tolos será destruído" Provérbios 13:20.
C. Devemos buscar amigos que nos fará pessoas melhores. "Como o ferro com o ferro se aguça, assim o homem afia o rosto do seu amigo" Provérbios 27:17.
D. Devemos evitar aqueles que terão uma influência negativa sobre o nosso caráter. "Não faças amizade com um homem iracundo, nem andes com o homem colérico, para que não aprendas as suas veredas e tomes um laço para a tua alma" Provérbios 22:24-25.

II. Produzindo amigos.
A. As amizades devem ser de natureza recíproca. "O homem que tem muitos amigos pode congratular-se, mas há amigo mais chegado do que um irmão" Provérbios 18:24.
B. Não faça uma “praga" de si mesmo. "Retira o pé da casa do teu próximo, para que não se enfade de ti, e te aborreça" Provérbios 25:17.
C. Desenvolver uma atitude de perdão em relação aos outros. "O que encobre uma transgressão busca a amizade, mas o que renova a questão separa os maiores amigos" Provérbios 17:9.
D. Ajudar os outros nos momentos de necessidade. "Em todo o tempo ama o amigo; e na angustia nasce o irmão" Provérbios 17:17.

III. Preservando as amizades.
A. Não faça fofocas sobre seus amigos. "O homem perverso levanta a contenda, e o difamador separa os maiores amigos" Provérbios 16:28.
B. Não trair a confiança do seu amigo. "A confiança em um homem desleal em tempo de angústia é como um dente quebrado e um pé deslocado" Provérbios 25:19.
C. Evite conduta ofensiva. "Como o louco que solta faíscas, flechas, e morte, assim é o homem que engana o seu próximo, e diz: Fiz isso por brincadeira" Provérbios 26:18-19.
D. Não se envolver em assuntos financeiros do seu amigo. "Filho meu, se ficaste por fiador do teu companheiro, se deste a tua mão ao estranho, enredaste-te com as palavras da tua boca, prendeste-te com as palavras da tua boca" Provérbios 6:1-2.

Conclusão:
1. Quando as amizades são devidamente escolhidas, produzidas e preservadas, amigos pode ser uma das mais valiosas de todas as bênçãos que um homem pode ter.

Autor: Servos do Senhor Inspirados pelo Espirito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe uma mensagens, se gostou das postagens.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.