segunda-feira, 16 de abril de 2012

Como podemos experimentar um reavivamento em nossas vidas?



Como podemos experimentar um reavivamento em 
nossas vidas?
Ezequiel 37: 1-11

1) Introdução

Quantos desejam ter uma nova vida restaurada. Nesta visão, os ossos secos nos lembram que o povo de Deus estava disperso, e muitos estavam em processo de morte espiritual. O profeta Ezequiel, sentia que falava com muitas pessoas que estavam frias espiritualmente.
As vezes, a vida espiritual de um crente assemelha-se a uma pilha de ossos secos, sem esperança de vida. E nessa situação, o crente começa a esfriar e desanimar naquilo que se refere a sua comunhão com Deus e a Igreja.
Mas, da mesma forma como Deus prometeu restaurar a sua nação ele pode restaurar as nossas vidas. Porém é importante aqui identificarmos os sinais da frieza espiritual. Um certo escritor evangélico, identificou 12 sinais da frieza espiritual:
  • Desinteresse por ler e estudar a Bíblia.
  • Ausência de momentos de oração individuais e nos cultos coletivos.
  • Ausência de comunhão com os irmãos, envolvimento em constante em contentas, etc..
  • Diminuição do desejo de servir a obra de Deus.
  • Abandono das responsabilidades na Igreja, falta de desejo de testemunhar de Jesus para outros.
  • Desejo de contaminar outros com palavras negativas, que produzem desânimo e geram conflitos.
  • Tendência de olhar para lideres, pastores e igreja com maus olhos, ou sempre de forma negativa.
  • Mente cauterizada, que é a situação onde queremos adaptar a palavra de Deus a nossos gostos pessoais e até aos nossos erros.
  • Viver em pecado, achando que tudo esta bem.
  • Com o passar do tempo, falta de desejo de estar nos cultos.
Precisamos atentar para a frieza espiritual, pois ela tem sido a causa de muitos não avançarem na caminhada com Cristo.
A frieza espiritual é um dos inimigos mais perigosos da Igreja, pois ela se instala dentro dos corações de crentes, que estão dentro da Igreja. Nesse aspecto, a frieza é um inimigo que esta dentro de nós. Para que não fiquemos frios, temos que fazer todos os dias o que os sacerdotes faziam: eles tiraram as brasas do altar, para que o fogo não se apagasse. Alguém já disse que: “Para evitar que seu coração se torne frio, mantenha as chamas com Deus acesas.”

2) Ezequiel 37, nos ensina preciosas lições acerca do reavivamento. Em primeiro lugar Ezequiel nos mostra que reavivamento só começa quando sentimos a presença de Deus.

Veja no verso 1: 1 que o profeta diz: “Eu senti a presença poderosa do Senhor, e o seu Espírito me levou e me pôs no meio de um vale onde a terra estava coberta de ossos.”.
Observe que a presença do Senhor vem sobre o profeta, e ele é passa a ter uma visão reveladora dos problemas espirituais de seu povo.
Aprendemos aqui que não há reavivamento sem um real mover de Deus em nosso interior. Precisamos clamar mais pela presença do senhor. Precisamos buscar mais sua manifestação em nossas vidas. Precisamos ir mais além do natural, e experimentarmos o sobrenatural de Deus.
Tudo que estudamos acerca de Deus nos cultos de doutrinas e nas Escolas Bíblicas dominicais deve nos levar a duas coisas:
· A termos mais desejo de ganhar vidas para Cristo.
· E a termos experiências maiores com o sobrenatural, com mover do Espirito dentro de nós.

3) Ezequiel 37: 1,2, também nos ensina que precisamos ter uma consciência real de nossa condição perante Deus.

No verso 1, Ezequiel é levado pelo Espírito até o meio de um vale. Ele observa que o vale estava coberto por muitos ossos. Ele constata que os ossos estavam secos. V.2. Ele é convidado por Deus para andar por aquele vale. V.2.
O que Deus quer nos mostrar ao profeta? Deus esta querendo que o profeta tenha consciência da gravidade daquela situação. Deus deseja que o profeta reconheça que os problemas espirituais de seu povo eram sérios.
Na nossa vida, o reavivamento também começa quando somos conscientizamos dos nossos pecados, dos nossos erros, da gravidade de nossa decadência espiritual, etc…. Sem reconhecermos que precisamos do Senhor, e que necessitamos de mudança, não há reavivamento.
Mudança é a palavra chave aqui. Precisamos entender que algumas áreas de nossas vidas precisam ser transformadas.
Certa vez estava pregando numa igreja e após o culto um irmão veio me dizer que palavra daquela noite havia sido muito boa. “Pois bem”, perguntei. “Após ouvir esta palavra, em que áreas de sua vida cristã você esta consciente que precisa mudar.” Ele baixou a cabeça, e disse: “ Pastor eu ainda não pensei nisso”.
Esse também é o problema de muitos, pois ouvem a pregação, escutam estudos, mas ainda não entenderam que a palavra tem efeito quando deixamos que ela comece a nos transformar.
Em certo momento de seu ministério, lá no capitulo 33:31-33, Ezequiel é advertido por Deus a respeito deste problema, pois os israelitas ouviam os ensinos do profeta como canções e poesias bonitas, mas não as colocavam em prática. Reavivamento começa com pratica, mudança e transformação de comportamentos que não são aprovados por Deus.

4) Reavivamento começa quando a palavra começa a ser profetizada.

Veja o verso 3. Deus pergunta ao profeta: “Homem mortal, será que estes ossos podem ter vida de novo?” O profeta responde: “Senhor, meu Deus tu o sabes se podem viver ou não.” O Senhor então diz: “Profetize para estes ossos. Diga a estes ossos secos que deem atenção a mensagem do Senhor.”
Observe que a palavra profetiza aqui, não é uma palavra humana. Discursos e rudimentos humanos não tem o poder de transformar vidas. Sendo assim, Ezequiel recebe de Deus a palavra.
Mas, que palavra é essa: é a revelação, que é inspirada, que não tem erros, que foi dada sobrenaturalmente por Deus aos homens. Ela é chamada por Paulo de a espada do Espirito, em Ef. 6, de palavra da vida em Fl. 2:16, de palavra da verdade em 2 cor. 6:7. Ela é o poder para salvação de todo aquele que crê.
No verso 7, Ezequiel começa a proclamar a palavra que havia recebido de Deus. Enquanto ele proclamava começou a haver um barulho de ossos que se ajuntavam. Esse era o barulho da vida que ressurgia, esse é o barulho de reavivamento.
A palavra de Deus tem o poder de nos reavivar. Conhecemos a história de grandes avivamentos que começaram quando as pessoas começaram a ter sede da palavra de Deus. O rei Josias redescobriu a palavra que estava abandonada e esquecida. E uma grande reforma começou em seus dias.
Poderia aqui citar muitos exemplos de avivamentos que começaram com a redescoberta do amor pela palavra de Deus. Em 1670, na Alemanha, o pastor Philip Spener organizou reuniões para estudo bíblico e oração nas casas. Surgiram obras sociais e um novo vigor espiritual veio sobre a igreja luterana. Fundaram-se campos missionários. Muitas pessoas foram salvas.
O avivamento dos Morávios iniciou-se em 1727. Começaram a buscar ao Senhor em oração e começaram a estudar ardentemente a palavra, e, de repente, houve um derramar do Espírito sobre a igreja. Havia choro, quebrantamento e manifestações até entre crianças. Os morávios iniciaram um ministério de oração contínua que durou mais de 100 anos.
Na Inglaterra, João Wesley foi o instrumento de Deus para mudar a história da igreja. Homem de oração, deu ênfase ao estudo bíblico. Opôs-se ao álcool, à guerra, à escravidão. Houve muitas conversões. Milhares foram alcançados por Deus.
Ezequiel profetizou a palavra contra o vale de ossos secos, e tudo começou a mudar…..

5) Em Ezequiel 37 aprendemos que o reavivamento faz ressurgir um exercito forte e espiritualmente comprometido.

Veja o que diz o verso 10: “Profetizei como ele me ordenara, e o espírito entrou neles, e viveram e se puseram em pé, um exército sobremodo numeroso.” Observamos aqui, que na medida que Ezequiel profetizava, um grande exercito começava a se colocar de pé.
O quadro que aqui nos é apresentado é que um soldado não pode estar caído no campo de batalha, mas em pé.
Nas batalhas antigas, quando um exército se punha em marcha, o barulho de milhares de soldados marchando era intimidador. Alguns inimigos ficavam assombrados pelo simples fato de poderem ouvir o grande barulho assombroso produzido por soldados que estavam em marcha. Mas, lembremos que soldados caídos não marcham, apenas os que estão em pé.
Quantos soldados estão feridos no campo de batalha, quantos ficaram caídos, quantos estão sentindo-se fracos. É hora desta realidade mudar. Estamos em tempos onde Deus levantará um grande e poderoso exercito para saquear o inferno de vidas que estão sendo destruídas por satanás.
Há alguns anos li um livro chamado:"Caçadores de Deus". Seu autor é enfático quando diz que: "O Senhor não vai derramar Seu Espírito onde não há fome d’Ele". Isso é fato.
Lembremos que só há reavivamento quando temos sede de Deus. No Salmo 42:1, o salmista expressa a sua sede de Deus dizendo: “Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma.” Que esta sede possa consumir o nosso coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe uma mensagens, se gostou das postagens.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.