segunda-feira, 16 de abril de 2012

DEUS PROTEGE A IGREJA DURANTE A GRANDE TRIBULAÇÃO


INTRODUÇÃO: Apocalipse 7:1-8
1. Esta porção profética está inserida na profecia dos sete selos, o qual revela o conflito entre Cristo e Satanás (Apocalipse 6-8:1).
2. Esta porção profética está localizada entre o sexto e o sétimo selo, referente à grande tribulação no tempo do fim (Apocalipse 6:12-17; 8:1).
3. Esta porção profética está registrada para responder a pergunta preocupante de Apocalipse 6:17 – “Quem poderá subsistir durante a grande tribulação?” A resposta é: Só poderá subsistir diante da ira do Cordeiro quem tiver o selo do Deus vivo na testa (Apocalipse 7:1-8). Convido você a estudar essa profecia tão importante para os dias atuais.

I.  NO TEMPO DO FIM AS TRAGÉDIAS SE MULTIPLICARÃO NO MUNDO INTEIRO – Apocalipse 7:1-3
1.  A totalidade das tragédias e catástrofes que danificarão o mar e a terra é simbolizada pelos quatro ventos (Jó 1:6-19; Daniel 7:2-3).
2.  A totalidade do planeta terra é simbolizada pelos quatro cantos da terra – os quatro pontos cardeais: norte, sul, leste, oeste.
3.  A totalidade da proteção de Deus é simbolizada pelos quatro anjos:
a)  Os anjos estão limitando o desejo dos poderes das trevas de destruir toda a terra.
b)  Os anjos soltarão os quatro ventos da terra, a proteção de Deus será retirada e Satanás poderá atuar com total liberdade.
c)  Os anjos retirarão os limites das forças das trevas, e haverá grande tribulação da qual nunca houve na história (Apocalipse 7:13-14; 12:12).

II. NO TEMPO DO FIM OS SERVOS DE DEUS SERÃO SELADOS – Apocalipse 7:3-8
1.  O selamento com o selo de Deus é o sinal de garantia de sobrevivência na grande tribulação. O selo na época do apóstolo João tinha três utilidades importantes:
a)  Indicava o proprietário.
b)  Indicava autenticado.
c)   Indicava inviolável.
2.  O selamento com o selo de Deus é para garantir a proteção dos servos de Deus, dos quais há três declarações no texto:
a)  Eles são servos de Deus, já eram servos antes do selo; portanto, já possuíam o Espírito Santo.
b)  Eles receberam o selo na testa por serem servos de Deus, se converteram antes de serem selados.
c)   Eles foram enumerados por Deus em 144.000. Simbolizando a igreja simétrica, perfeita e harmoniosa foi usado o número 144.000 (12 x 12 x 1000 = 144.000). Esse número aponta para o plano de Deus para Sua igreja quando refletirá um caráter puro e transformado (Efésios 5:25-27).
3.  O selamento nos ajuda a entender que os “servos de Deus” não são os de nacionalidade judaica, mas a igreja de Deus, o Israel espiritual (Romanos 2:28-29; 9:6-7; Apocalipse 1:1-2). Os 144.000 não pode ser literal porque:
a)  Toda a profecia de Apocalipse 7:1-8 é plena de simbologia: Quatro ventos, quatro cantos, quatro anjos, anjo do oriente, selo na testa  e inclusive o número 144.000.
b)  Todo o povo de Israel sofreu com a Diáspora, foram espalhados e misturados por toda a terra. Não existe nenhuma tribo pura hoje.
c)   Toda a lista é perfeita: 12.000 de cada uma das 12 tribos, isso implicaria predestinação limitada. Deus não limita a salvação apenas a alguns.
d)  Toda a profecia de Apocalipse 7:1-8 é completada e ampliada com a profecia de Apocalipse 7:9-17, na qual João viu não 144.000, mas uma“grande multidão, que ninguém podia contar, que vieram de todas as nações, tribos, povos e línguas... Estes são os que vieram da grande tribulação” (vvs. 9, 14). Deus não limita a salvação apenas aos judeus e nem apenas a 144.000 pessoas.

III.  NO TEMPO DO FIM A IGREJA DE DEUS ESTARÁ PROTEGIDA – Apocalipse 7:1-4
1.  As tragédias sobrevirão sobre o mundo quando os anjos retirarem sua proteção. Porém Deus faz distinção de quem Lhe pertence e o sela antes da grande tribulação.
2.  As calamidades sobrevirão para destruir o mundo inteiro: terra e mar. Porém Deus poupará Sua igreja composta de todos os Seus servos, de todas as nações.
3.  As catástrofes sobrevirão ao mundo, mas a igreja de Deus será indestrutível.

CONCLUSÃO:
1. Diante da tantas tragédias no mundo, a profecia dos quatro anjos, nos quatro cantos da terra, segurando os quatro ventos, destina-se a reavivar a confiança dos verdadeiros cristãos.
2. Diante das catástrofes que sobrevirão ao mundo, a profecia do selamento dos servos de Deus destina-se a avivar a esperança de que Deus está no controle e cuida de todos os Seus servos.
3. Diante da grande tribulação que se aproxima do mundo, a profecia dos 144.000 destina-se a encorajar os servos de Deus com a promessa de que eles subsistirão durante a grande tribulação (Apocalipse 6:17 – 7:1-4).

APELO:
1. Seja um verdadeiro servo de Deus e de Sua igreja desde agora até a volta de Jesus Cristo.
2. Se prepare para receber o selo de Deus a fim de que sejas protegido. Avalie e mude seu estilo de vida, caso seja necessário.
3. Seja perseverante em buscar forças de Deus a fim de que permaneças em pé na grande tribulação. Só Deus tem poder para preservar Seus filhos diante da grande tribulação!

Um comentário:

Deixe uma mensagens, se gostou das postagens.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.