segunda-feira, 16 de abril de 2012

EVANGELHO DA SALVAÇÃO OU DA SOLUÇÃO?




INTRODUÇÃO: Referência Bíblica principal: Efésios 1:13-14
1. Nos dias atuais há muitas igrejas que professam ser evangélicas; mas, prega-se mais prosperidade que salvação, mais bênçãos que redenção, mais bens materiais que bens celestiais. Prega-se mais sobre dízimo do que sobre Cristo, mais sobre milagres externos do que milagres internos, mais sobre curas físicas do que curas no coração.
2. Nos dias atuais há líderes religiosos que professam ser evangélicos; contudo, estão mais preocupados com dinheiro do povo do que com sua salvação, mais em fazer membros ricos na terra do que ricos no Céu. Os sermões em sua maioria na atualidade são mais sobre os tesouros da terra onde a traça e a ferrugem corroem e os ladrões levam do que sobre os tesouros no Céu.
3. Nos dias atuais há muitos membros (nas igrejas) que professam ser evangélicos; porém, estão mais interessados no evangelho da solução do que no evangelho da salvação, mais com ambição do que com abnegação, mais com mudança de circunstâncias do que com mudança de vida, mais com soluções momentâneas do que com soluções eternas, mais com solução de sua dívida com os homens do que a dívida com Deus.

I.  O EVANGELHO DA SALVAÇÃO É BÍBLICO E O DA SOLUÇÃO É ANTI-BÍBLICO – Efésios 1:13
1. O evangelho da salvação está em pleno contraste com o evangelho da solução: O evangelho da solução dá esperança momentânea, o da salvação esperança eterna. O evangelho da solução é baseado na psicologia enquanto que o evangelho da salvação na teologia. O evangelho da solução é baseado nas premissas da auto-ajuda, por outro lado, o evangelho da salvação se firma na ajuda do alto. O evangelho da solução é humano e falso e conduz à perdição, mas o evangelho da salvação é divino e verdadeiro e conduz à eterna libertação.
2. O evangelho da salvação é revelação de Deus registrado na Bíblia: O evangelho da solução fala de milagres, curas e multiplicação de riquezas baseado em revelações extra-bíblicas. Já o verdadeiro evangelho está fundamentado na Palavra da verdade, pregado pelos apóstolos de Cristo, não pelos apóstolos do dízimo.
3. O evangelho da salvação conduz o verdadeiro evangélico por três estágios:
a) O pecador ouve o evangelho da salvação baseado na Palavra da verdade (a Bíblia).
b) O pecador crê no evangelho bíblico que garante sua salvação e libertação do pecado.
c) O pecador é selado com o Espírito Santo da promessa de Deus para viver uma vida santa.

II. O EVANGELHO DA SALVAÇÃO ESTÁ LIGADO AO ESPÍRITO SANTO E O DA SOLUÇÃO AO ESPÍRITO HUMANO – Efésios 1:14
1. O Espírito Santo assegura o direito de posse sobre o cristão: O verdadeiro evangelho resgata o pecador das mãos de Satanás a fim de que seja propriedade de Deus; para assegurar o direito de propriedade, Deus dá ao crente o Espírito Santo, tirando dele o espírito de ambição, vaidade e orgulho que é natural do ser humano e a essência do evangelho da solução.
2. O Espírito Santo é o penhor da herança do cristão: Enquanto o evangelho da solução promete coisas aqui e agora neste mundo, o verdadeiro evangelho apresenta uma herança no futuro – a vida eterna no Céu, a qual deve ser aguardada até a volta de Jesus. O evangelho verdadeiro ensina que “Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais infelizes de todos os homens” (I Coríntios 15:19). A herança é algo que está no futuro, mas é real.
3. O Espírito Santo garante a salvação daquele que crê para o louvor da glória de Deus: Enquanto o evangelho da solução está focado no ser humano e na glória humana o evangelho da salvação está focado em Deus e em Sua glória. Pois a Trindade está envolvida totalmente no processo de salvação do pecador:
a) Deus Pai deu Seu Filho Jesus para pagar o preço do pecado que caberia ao pecador.
b) Deus Pai deu o Espírito Santo como garantia de que o pecador não pertence a Satanás, mas a Ele.
c) Deus deu uma herança aos pecadores que abandonarem seus pecados, submetendo-se a Cristo e ao Espírito Santo a fim de glorificar a Deus por tudo o que fez.

CONSLUSÃO:
1. Enquanto se prega em muitos lugares o evangelho falso da solução, é necessário que se levante pregadores que proclamem em alto e bom som o evangelho da salvação.
2. Enquanto se prega o evangelho falso da solução nas igrejas, não haverá conversões para Deus, mas alimentará a ambição, o orgulho e a vaidade no ser humano – características de Satanás.
3. Quando os pregadores pregarem aos ouvintes a Palavra da verdade, toda a Palavra que sai da boca de Deus, a pura doutrina das Sagradas Escrituras que inclui o Antigo e o Novo Testamento, então haverá transformação de vida e atuação do Espírito Santo no coração.

APELO:
1. Não se envolva com livros que distorcem o verdadeiro evangelho para promover o falso.
2. Não dê ouvidos aos charlatães que pregam outro evangelho que não é o verdadeiro.
3. Não proclame o evangelho da solução, mas o evangelho da salvação, baseado exclusivamente na verdade da Palavra de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe uma mensagens, se gostou das postagens.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.