segunda-feira, 16 de abril de 2012

EVITE TRAGÉDIAS NO CASAMENTO PARA NÃO CAIR NA DESGRAÇA DO DIVÓRCIO



INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: Juízes 14:1-20
1. A cada ano cresce o número de divórcios: A taxa geral de divórcio atingiu no Brasil seu maior valor em 2010 com 243.224 divórcios. Em Caxias do Sul, RS teve um aumento 22,6% de divórcios de 2009 para 2010.
2. A cada ano os casamentos duram menos: No Brasil, no ano de 2010, quatro de cada dez divórcios registrados foram de casamentos que duraram no máximo dez anos.
3. A cada ano aumenta a preocupação com o aumento dos divórcios: O Juiz Fábio Toledo, da 2ª vara Civil de Campinas, SP diante da comprovação de tão grande número de casais se divorciando no Brasil,  revelou que os números são preocupantes; até porque, segundo ele, “o divórcio está para a família como a falência está para a empresa”.

I. AS CAUSAS DE PROBLEMAS NO CASAMENTO COMEÇAM ANTES DO NAMORO – Juízes 14:1-7
Antes de começar a namorar se deve analisar quais as causas de um casamento fracassado; a Bíblia apresenta, através da história de Sansão, que o problema começa antes mesmo do namoro.
1. Falhas na escolha do namorado (a) acarretam desgraças para o casamento: Sansão apenas viu uma linda moça e a desejou para ser sua esposa. Considerando sua beleza e sua sensualidade, ele nem mesmo se preocupou com seu caráter. A forma em que a Bíblia se refere a ela em hebraico sugere uma moça divorciada (vs. 1-2).
2. Falhas em ouvir os conselhos dos adultos resultam em dor e desgostos desnecessários: Sansão ignorou abertamente os sábios conselhos de seus pais dizendo-lhes: “Toma-me esta, porque só desta me agrado” (v. 3). É lamentável que a maioria dos jovens que se casam desconsidera orgulhosamente aos conselhos paternos.
3. Falhas em seguir os princípios bíblicos para o relacionamento tornam os jovens candidatos ao fracasso:Sansão, perdidamente apaixonado, ignorou os conselhos de seus pais e até mesmo os princípios da Palavra de Deus que desaprova o casamento com quem não adora a Deus (Deuteronômio 7:3-4).

II. AS CAUSAS DE PROBLEMAS NO CASAMENTO PODEM SER IDENTIFICADAS NO NAMORO – Juízes 14:8-17
A festa de casamento, no período bíblico, tinha duração de sete dias. Apenas no último dia era a lua de mel; ou seja, a consumação do casamento. Nesse período que antecede o casamento (namoro e noivado) da história de Sansão se destacam as seguintes lições:
1. A falta de confiança limita o diálogo trazendo problemas para o relacionamento: Sansão contou um enigma aos presentes na festa, mas não confiou em revelar o segredo a sua noiva. Quando falta confiança, outros problemas mais graves aparecerão no relacionamento.
2. A chantagem emocional é um veneno para o relacionamento a curto ou longo prazo: A noiva de Sansão foi ameaçada e não contou ao seu forte noivo; ela fez chantagem emocional chorando todos os dias da festa, alegando não ser amada, mas odiada por ele.
3. A traição nas pequenas coisas acarreta grandes tragédias no relacionamento: A noiva pegou Sansão em seu ponto fraco, ele não resistiu à chantagem, contando a ela o enigma; então rapidamente ela contou o segredo aos convidados. Sansão perdeu a aposta e ficou terrivelmente furioso com sua noiva traiçoeira.

III. AS CAUSAS DE PROBLAMAS NO NAMORO DESTROEM O CASAMENTO – Juízes 14:18-20
Os problemas existentes no namoro e noivado aumentam no casamento. Já na lua de mel foi desfeito o casamento de Sansão. As falhas de antes e durante o namoro foram ignoradas, agora ambos colhem as nefastas conseqüências de suas escolhas. Tais atitudes servem de advertências para os jovens cristãos do século XXI:
1. O jovem que toma decisões baseando-se apenas nos sentimentos sai frustrado do casamento: Sansão, jovem nazireu, consagrado a Deus, desejou ser um com uma adoradora de Dagom. Apaixonou-se apenas pelo aspecto físico, cego de amor não observou se ela era virtuosa ou uma ajuda idônea para ela no cumprimento dos propósitos de Deus. Por isso, seu casamento foi o mais curto registrado na Bíblia.
2. O jovem dominado pelas emoções casa para divorciar-se em pouco tempo: O casamento de Sansão acabou entre a festa e a lua de mel. Pois uma esposa mundana é para um jovem consagrado uma inimiga em seu campo, que procurará toda oportunidade para prejudicá-lo.
3. O jovem que se guia apenas pelo que vê ao escolher o cônjuge sofrerá as conseqüências de um casamento frustrante: Ao ser prejudicado pela traição de sua esposa na proposta do enigma, Sansão saiu irado para conseguir as trinta vestes para os convidados e depois voltou a sua casa. Depois de esfriar a cabeça foi procurar sua esposa, mas já estava com outro (v. 20).

CONCLUSÃO:
1. Pequenas decisões erradas resultam em grandes tragédias na vida: Os jovens que estão mais preocupados com o corpo não desenvolvem a percepção para fazer escolhas sábias. Sansão tinha um corpo forte, mas seu poder moral e domínio próprio eram fracos. Muitos dos incidentes em Sua vida giraram em torno de sua fraqueza moral com relação às mulheres:
a) Um casamento frustrado (Juízes 14:5-20);
b) Um caso com uma prostituta (Juízes 16:1);
c)  A ruína da vida com a amante Dalila (Juízes 16:4-17).
2. Pequenas falhas na escolha do cônjuge resultam em terríveis catástrofes na vida: A desobediência aos pais, a inclinação às mulheres filisteias, a decisão de propor um enigma sem contar a sua noiva e o casamento com a pessoa errada, conduziram Sansão ao sofrimento.
3. Pequenas concessões ao pecado resultam em tremendos estragos na vida: A história de Sansão ensina que você deve vencer o pecado ou ele vencerá você. Ele venceu um leão, mas deixou-se vencer pela sensualidade de uma mulher pagã. Desta forma, seu exemplo não ficou registrado para ser imitado, mas para ser evitado!

APELO:
1. Cuidado com as tuas próprias inclinações, paixões e sentimentos que ignoram os princípios da Palavra de Deus, os conselhos dos pais ou de pessoas experientes.
2. Cuidado com o que teus olhos vêem para que não sejas seduzido apenas pela sensualidade.
3. Cuidado com as decisões que você toma em relação ao relacionamento antes, durante e depois do casamento; elas podem ser fatais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe uma mensagens, se gostou das postagens.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.