terça-feira, 3 de abril de 2012

Gunnar Vingren


A história do missionário Gunnar Adolf Vingren se confunde com a própria criação e expansão da igreja em seus primórdios, cuja trajetória foi descrita em parte nas páginas anteriores. Ele pastoreou a Igreja em Belém pelo período de 13 anos e alguns meses, especificamente de 18 de junho de 1911 até 1924.

Ele teve como auxiliar, inicialmente, o missionário Daniel Berg, de 1911-1922, que se ocupava do serviço de colportagem das Sagradas Escrituras e da evangelização em Belém e em outras cidades do Interior do Estado. Gunnar Vingren Também era auxiliado pelos pastores: Pedro Trajano Pinheiro (1915-1917); Adriano P. Nobre (1916-1917); Lar-Erik Samuel Nyström (1917-1924); Bruno Skolimowisk (1921-1924), Nels Julius Nelson (1921-1924); José Manoel Costa de Almeida Sobrinho.

O missionário Samuel Nyström aceitou o convite para assumir a liderança do trabalho, pois já colaborava desde a sua chegada, fazendo-o fielmente por longos anos. Também o missionário Nels Julius Nelson, com muita graça e a sinceridade que lhe era peculiar, cooperou tanto no
serviço da Igreja como na imprensa.

Biografia
Gunnar Adolf Vingren teve como berço a cidade de Östra Husby, Östergotland, Suécia, situada às margens do lindo lago de Väsnern. Nasceu no dia 08 de agosto de 1879 num lar evangélico, onde recebeu sólida educação cristã. Aos 9 anos de idade, procurando manter uma vida de consagração, recebeu de Deus uma comissão toda especial. Em 1897, aos 18 anos, foi batizado nas águas na Igreja Batista em Wråka, Småland, Suécia. Nessa época, assumiu a direção da Escola Dominical de sua igreja, em substituição a seu pai. Em outubro de 1898, deixou a direção da Escola Dominical e foi participar de uma Escola Bíblica em Götabro, Närke. Aquela Escola Bíblica durou um mês e fazia parte de uma Federação Evangélica que
tinha o objetivo de ganhar almas para Cristo. Sua paixão pelas almas foi estimulada. Daí, passou a evangelizar a Suécia, sua terra natal.

Após o serviço militar, foi atraído pela febre dos Estados Unidos. Em 30 de outubro de 1903, aos 24 anos de idade, embarcou na cidade de Gotemburgo no vapor M/S ROMEO, que o levou à cidade de Hull, na Inglaterra. De lá, foi de trem para Liverpool, onde pegou outro vapor, com destino a Boston, Massachusets, EUA.

Em setembro de 1904, iniciou um curso de quatro anos no Seminário Teológico Batista Sueco, em Chicago, sendo mais tarde consagrado ao ministério pastoral. Em 1909, Gunnar Vingren deslocou-se até Chicago. Lá acontecia uma conferência batista. No quinto dia desse evento, o Senhor o batizou com o Espírito Santo.

Exultante, retornou à sua Igreja Batista em Menominee, Michigan, compartilhando com os irmãos a bênção recebida. Doravante, começou a pregar sobre o revestimento de poder. Não conseguia ficar calado. Como era de se prever, nem todos aceitaram a nova doutrina. Decepcionado, Gunnar Vingren deixou aquela igreja, mudando-se para South Bend, lá permanecendo até outubro de 1910. Seu trabalho ali foi grandemente abençoado.

Era seu pensamento ser missionário na China, mas, após receber o batismo com o Espírito Santo, sentiu que Deus tinha outro propósito para a sua vida. Isso ficou bem claro durante o verão de 1910. Nessa época, visitando o irmão Adolfo Ulldin, Gunnar Vingren recebeu
revelação do Senhor para vir ao Brasil, mais precisamente, ao Estado do Pará.
O lugar indicado por Deus era-lhe totalmente desconhecido. Localizando no mapa o distante Norte do Brasil, cheio de ânimo e determinação, começou a preparar-se para sua nova tarefa.
Como já dissemos, acompanhado de Daniel Berg, Gunnar Vingren aqui chegou no dia 19 de novembro de 1910, hospedando-se na Igreja Batista.

Por questão de divergência doutrinária, foi desligado daquela igreja. Era junho de 1911. Juntamente com um grupo de irmãos que aceitaram a mensagem pentecostal, em 18 de julho do mesmo ano, Gunnar Vingren organizou a Assembléia de Deus no Brasil. No início, o irmão Gunnar Vingren pouco saía, pois sua missão era orar dias inteiros, às vezes, até noites, pelo sucesso da obra do Senhor.

Ele era o pastor da igreja, pois sua vocação de pregador era essa. Ao lado de Daniel Berg, Gunnar Vingren enfrentou muitas dificuldades. Após cinco anos de intenso labor, viajou ao seu país de origem, retornando ao Pará em agosto de 1917.

Em 1º de agosto de 1917, na sua primeira viagem, conheceu a enfermeira Frida Standberg, que lhe contou ter também uma chamada para o Brasil. Em 16 de outubro de 1917, Gunnar e Frida se casaram, tendo Samuel e Lina Nyström como testemunhas. O missionário Gunnar Adolf Vingren, em seu pastorado de 13 anos e meses, na Igreja em Belém, que foi de 18 de junho de 1911 até 1924, ausentou-se do país por duas vezes, para tratamento de saúde, perfazendo um total de 3 anos e 7 meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe uma mensagens, se gostou das postagens.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.