segunda-feira, 16 de abril de 2012

A SANTA CEIA DEVE PRODUZIR REAVIVAMENTO E REFORMA



INTRODUÇÃO: Texto Bíblico principal: I Coríntios 11:23-29
1. A santa ceia é uma instituição sagrada com específicos objetivos sagrados.
2. A santa ceia que não conduz ao objetivo instituído por Jesus é vã, uma mera cerimônia sem valor.
3. A santa ceia que não produz um impacto na vida de quem participa, perdeu completamente seu objetivo principal: Reavivamento espiritual e reforma.

I.   O REAVIVAMENTO PRODUZIDO PELA SANTA CEIA COMEÇA PELA CRUZ DE CRISTO – I Coríntios 11:23-26
1. A santa ceia não deve ser uma simples cerimônia onde o cristão toma um pouco de suco de uva e come um pedacinho de pão sem fermento sem reflexão pessoal.
2. A santa ceia deve levar o cristão a uma profunda reflexão da morte de Cristo e a razão dessa atitude para o pecador: Ele se entregou por vós.
3. A santa ceia deve conduzir o cristão a contemplar o sangue derramado e a carne mutilada de Cristo e entender seu significado espiritual: Restabelecer aliança do pecador com Deus.

II. O REAVIVAMENTO PRODUZIDO NA SANTA CEIA PASSA POR UM AUTO- EXAME E REFORMA DE VIDA – I Coríntios 11:27-29
1. A santa ceia não deve levar o pecador a fugir dela, mas a fugir do pecado e correr para Deus.
2. A santa ceia deve levar o cristão a uma análise profunda de sua vida e voltar-se para Deus de todo coração. É um momento de o cristão confrontar-se com rigor e abandonar práticas que desonram a Deus.
3. A santa ceia deve conduzir o cristão a um profundo arrependimento, pois participar dela em pecado sem disposição para arrepender-se é fazê-lo indignamente, tornando-se culpado e condenado.

III. O REAVIVAMENTO PRODUZIDO PELA SANTA CEIA CONCLUI COM ESPERANÇA – I Coríntios 11:26
1. A santa ceia não é apenas um memorial do passado do que Cristo fez, mas uma profecia anunciada através de símbolos tangíveis.
2. A santa ceia aponta para o maior evento escatológico aguardado pelos cristãos: A volta de Jesus. A convicção neste esperança leva o cristão ao reavivamento e reforma para se encontrar com seu Salvador!
3. A santa ceia aponta para o retorno de Cristo e também para a nossa santificação e preparação diária “até que Ele venha”.

CONCLUSÃO:
1. A falta de discernimento espiritual pelos cristãos do verdadeiro propósito da ceia do Senhor motivou o apóstolo Paulo expor as solenes orientações que devem ser seguidas durante a tão sagrada cerimônia. Segui-las leva a um reavivamento e a uma reforma de toda a igreja!
2. A falta de cuidado na ceia do Senhor fez com que o apóstolo Paulo exortasse aos cristãos do descuido que tinham por uma cerimônia tão solene e sagrada. Com o devido cuidado ao participar, a santa ceia nos faz reviver nossa experiência com Cristo.
3. A falta da devida compreensão da ceia do Senhor incitou o apóstolo Paulo a escrever palavras fortes e duras aos cristãos de Corinto, mas servem para nós quando não damos o devido valor à  esta ceia santa. Compreendê-la nos leva à reverência, respeito e consagração da vida diante de Deus.

APELO:
1. Participe da santa ceia, não como um mero simbolismo do sacrifício de Cristo no passado, mas uma lembrança de que teu pecado custou a vida do Filho de Deus.
2. Participe da ceia do Senhor, não com pecados no coração, mas com Jesus no coração, reverência e respeito.
3. Participe da santa ceia dignamente como é o plano de Deus a fim de que experimentes um reavivamento e uma reforma espiritual em tua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe uma mensagens, se gostou das postagens.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.