segunda-feira, 16 de abril de 2012

SEJA PROFISSIONAL NO MUNDO DOS NEGÓCIOS SERVINDO A DEUS



INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: I Reis 18:1-16
1. Nem sempre é fácil ser profissional cristão nos dias atuais:Obadias tem muito a nos ensinar, pois enfrentou fortes conspirações contra sua convicção exercendo função de mordomo (administrador) do palácio do perverso rei Acabe e sua esposa Jezabel (assassina de fieis a Deus).
2. Nem sempre um cristão consegue exercer com integridade sua profissão: Obadias precisou ser muitos sábio e depender muito de Deus para permanecer fiel na política.
3. Nem sempre um cristão ficará sem desafios caso deseja servir a Deus corretamente: É por esse motivo que a Bíblia deixa exemplos e orientações para que o cristão permaneça fiel a Deus no mundo dos negócios.

I.   EM UM AMBIENTE HOSTIL DEIXE DEUS MOLDAR O TEU CARÁTER – I Reis 18:3, 9, 12
1. Não se impressiona os incrédulos sendo iguais a eles: Vivendo de forma íntegra no ambiente de trabalho os colegas incrédulos podem não gostar, mas, no fundo, eles respeitam. Acabe respeitou Obadias, não o demitiu, reconheceu nele habilidades dignas do alto cargo.
2. Não se devem alterar os padrões divinos para atrair os pecadores: Com um comportamento exemplar, fugindo das paixões carnais, mais cedo ou mais tarde os incrédulos irão glorificar a Deus (I Pedro 2:11-12).
3. É possível ser firme com a graça e o poder de Deus em meio à hostilidade: É possível ser cristão e refletir santidade num ambiente hostil sem se afastar do trabalho e dos incrédulos. Oxalá você aprenda com Obadias!

II.  EM UM AMBIENTE CORRUPTO VIVA COM SABEDORIA DIVINA – I Reis 18:1-6, 16
1. Nunca deu resultado positivo a ligação da política com a religião: O casamento de Acabe com Jezabel foi a união política e religiosa que levou a nação de Israel ao caos, seca e miséria. Houve oposição, opressão e perseguição aos fieis (versos 4, 10), mas Obadias não cedeu (versos 12-13).
2. Nunca a vida tornou-se fácil quando a religião dominou a política: Jezabel mandava em Acabe. A religião estava acima da política. Sempre que a religião é pervertida os sinceros precisaram mais de Deus. Nesse momento a sabedoria terrena é insuficiente, por isso Deus promete a sabedoria do Céu (Tiago 1:2-5).
3. É possível vencer a opressão confiando na sabedoria divina:Obadias sabiamente pregou através da conduta mais do que com palavras. Como servir a Deus era muito arriscado ao lado dos opositores, ele não se afastou deles, mas também não os provocou.

III. EM UM AMBIENTE SECULAR PERMITA QUE DEUS CUIDE DOS RESULTADOS – I Reis 18:13-16
1. Jamais Deus negligencia o cuidado de Seus servos: O cuidado de Deus nem sempre implica em livrar das pressões e provações, mas conduzir a vida por meio delas rumo a vitória.
2. Jamais Deus abandona Seus servos na hora do perigo: Muitos dos servos de Deus até morreram por causa de sua integridade, mas morrer em Cristo significa vitória e não derrota (Apocalipse 2:10; 3:21). No Céu haverá muitos mártires porque não negaram Àquele que deu a vida numa cruenta cruz.
3. É possível Deus escolher pessoas em cargos elevados que façam a diferença num ambiente secular: Deus usa cristãos em posições-chave na sociedade secular a fim de cumprir um nobre propósito. Em meio à fome, seca e miséria, Obadias escondeu e sustentou a cem profetas de Deus por três anos e meio quando Jezabel mandou matar a todos eles, e teve êxito.

CONCLUSÃO:
1. Deus usa as dificuldades do cristão para alcançar um nobre propósito: Onde não há desafios, não há necessidade da intervenção divina. Quando não há batalha contra o mal, não ocorrem vitórias espirituais.
2. Deus usa de forma especial aqueles que se submetem à sabedoria do Céu: Não são de pessoas demasiado agressivas, desafiadoras, bombásticas e ofensivas que Deus precisa, mas de mansos e humildes de coração como Obadias, que teme muito ao Senhor.
3. Deus usa pessoas que se consagram para ter coragem de enfrentar desafios de maneira equilibrada: As atitudes incorretas podem tirar o cristão de onde Deus o colocou. Independente do cargo que ocupa, quem se consagra a Deus para viver equilibradamente, fará grandes coisas em benefício de Sua obra na terra.

APELO:
1. Consagre-se diariamente a Deus a fim de que sejas influenciado por Ele e não pelo ambiente de trabalho.
2. Consagre-se diuturnamente a Deus a fim de receberes sabedoria no trabalho para enfrentar as pressões hostis, corruptas e seculares sem perder a integridade.
3. Consagre-se inteiramente a Deus a fim de obteres força e proteção divina para vencer os desafios e opressões da profissão e cumprir o propósito de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe uma mensagens, se gostou das postagens.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.