segunda-feira, 16 de abril de 2012

TERRÍVEL CRISE MORAL E SOCIAL NOS ÚLTIMOS DIAS



INTRODUÇÃO: Texto Bíblico principal: II Timóteo 3:1-5
1.  A realidade de nossa sociedade: Crimes hediondos, massacres brutais, pedofilia, abuso sexual, estrangulamento, pornografia, homossexualismo, imoralidade, infidelidade, etc.
2. A realidade de nossa era é revelada na Bíblia: O apostolo Paulo descreve a realidade dos últimos dias num catálogo de perversidades morais.
3. A realidade profética para o futuro: Multiplicação da decadência moral na humanidade até o advento de Cristo.

I.      A SÍNDROME DOS ÚLTIMOS DIAS: OS TEMPOS DIFÍCEIS – II Timóteo 3:1-4
1.  Os últimos dias são caracterizados por sua imensa dificuldade jamais vista. Nada de melhorar, cada dia será pior!
2.  Os últimos dias são caracterizados pelo crescimento da imoralidade humana. Nada de diminuir, a tendência é aumentar!
3.  Os últimos dias são caracterizados pelo terrível comportamento humano. Embora mais educado, menos pudor.

II.    RAZÃO BÍBLICA PARA A SÍNDROME DOS ÚLTIMOS DIAS – II Timóteo 3:2-5
1.   Satanás tem grande ira, pois sabe que pouco tempo lhe resta (Apocalipse 12:12). Ele não perde tempo, está lutando com todas as forças para imprimir o mal na sociedade.
2.   Satanás propõe insistentemente o egoísmo aos seres humanos, que é a porta para todos os outros pecados: ganância, presunção, soberba, blasfêmia, desobediência, ingratidão, profanação, ódio, calúnia, intemperança, crueldade, desprezo, hipocrisia.
3.   Satanás alcança seu ideal de afastar as pessoas do ideal de Deus, induzindo pessoas a amar mais os prazeres carnais que a Deus (II Timóteo 3:4).

III. ALERTA DIVINA DIANTE DA SÍNDROME DOS ÚLTIMOS DIAS – II Timóteo 3:1-5
1.  Deus quer que conheçamos a realidade de decadência social dos dias que antecedem a vinda de Cristo: “Sabe, porém, isto...” (II Timóteo 3:1).
2.  Deus quer que identifiquemos o comportamento prevalecente na humanidade nos últimos dias: Há uma lista detalhada dos pecados que se intensificarão (II Timóteo 3:2-5).
3.  Deus quer que afastemos destes pecados e de pessoas que querem nos afastar da verdadeira fé em Cristo: “Afasta-te também destes” (II Timóteo 3:5).

CONCLUSÃO:
1. Já estamos vivendo os últimos dias, por isso aumentam as dificuldades em todos os aspectos.
2. Já estamos vivendo os últimos dias, por isso vivenciamos a desintegração da família, a degradação moral e a destruição de vidas humanas como nunca antes.
3. Já estamos vivendo o fim dos últimos dias, podemos aguardar com grande expectativa o dia da gloriosa vinda de Cristo para nos levar para o Céu (Tito 2:13).

APELO:
1. Saiba bem as coisas que Deus deseja que você saiba. Deus te diz: “Sabe...”.
2. Saiba como procederão as pessoas sem Deus, para que não estejas entre elas. Deus te diz: “Afasta-te”.
3. Saiba que os últimos dias estão chegando ao fim para dar lugar à ao reino do Príncipe da Paz que logo virá em glória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe uma mensagens, se gostou das postagens.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.