“Estes cristãos primitivos eram uma pequena minoria, freqüentemente situada na periferia da vida pública, mas eles não consideravam a sua missão como um assunto privado. Era algo que tinha a ver com a transformação do mundo”. (Jonn W. de Gruchy)


O CRESCIMENTO DA IGREJA
Expansão em duas frentes: Judaísmo e Mundo Gentio
Socialmente: do povo comum para as classes mais altas.
Geograficamente: No segundo século da era cristã, o império de Roma abrangia a mais bela parte da terra e o segmento mais civilizado da humanidade. Suas fronteiras eram muito bem guardadas e a influência das leis e costumes proporcionou a união das províncias.


POR QUE A IGREJA CRESCEU?
O poder do Evangelho. Havia muitas religiões: religiões pagãs tradicionais, religiões pagãs de mistério, filosofias, mistura de religiões e adoração ao imperador.
Naquela época podia-se crer em qualquer religião. O povo: considerava todas como igualmente verdadeiras. Os filósofos: como igualmente falsas. E as autoridades: como igualmente úteis.


Exclusivismo do Judaísmo e Cristianismo.
O cristianismo gerou problema por causa do exclusivismo. As autoridades aceitavam que você tivesse qualquer religião, mas deviam também adorar ao imperador.


O TESTEMUNHO DOS CRISTÃOS
Por palavras – “Um coração cheio de amor incendiando um outro coração”
Por atos – Tertuliano: “ O mundo pagão diz: Vejam como eles se amam. Eles se amam a ponto de um dar a vida pelo outro”.
Pela morte: Tertuliano: “ O sangue dos mártires é a semente da igreja”.


AS PERSEGUIÇÕES
“Nenhuma criatura viva, exceto o homem, é capaz de assumir um risco, e até mesmo o risco de morte, por causa da verdade. Milhares de mártires que já viveram são um fenômeno único na história do nosso sistema solar”.