quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Há Bíblia que não podemos chamar ninguém de louco?

O vocábulo grego que você está procurando é moros e significa "doido", "louco", "insensato", "idiota". Essa palavra é usada unicamente em Mateus 5,22. Há outro vocábulo que designa "louco: afron, usado em Lucas 12,20, 1Coríntios 15,36, mas tem mais o sentido de "estúpido", "ignorante".

O texto de mateus 5,22, que responde a sua pergunta, diz assim:

Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encolerizar contra seu irmão, terá de responder no tribunal; aquele que chamar ao seu irmão "Cretino"! estará sujeito ao julgamento do Sinédrio; aquele que lhe chamar 'louco' terá de responder na geena de fogo"

É muito importante ler essa frase no contexto. Jesus, em Mateus 5,20 seguintes ensina a nova justiça, que é superior à antiga. É nesta passagem que encontramos as famosas frases de Jesus com esse esquema: "Ouviste o que foi dito... Eu porém vos digo...".

No caso concreto do versículo 22, no 21 Jesus lembra o mandamento que diz "Não matarás". E acrescenta, no versículo 21: "...aquele que chamar o seu irmão de "louco" terá de responder na geena de foto.

Só para poder dar o sentido correto a este vocábulo usado por Mateus, alguns exegetas dizem que o ambiente judaico dava uma conotação religiosa a esta palavra, definindo com ela um certo comportamento de impiedade em relação à religião (veja Deuteronômio 32,6). A Bíblia de Jerusalém, de fato, não traduz com "louco", mas com "insensato" e a Bíblia Pastoral usa "idiota". A Bíblia Almeida usa "louco".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe uma mensagens, se gostou das postagens.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.