domingo, 21 de julho de 2013

Armadura ou Arma?

"Porque , ainda que vivamos na carne, não militamos segundo a carne. Não são carnais as armas com que lutamos. São poderosas, em Deus, capazes de arrasar fortificações. Nós aniquilamos todo raciocínio e todo orgulho que se levanta contra o conhecimento de Deus, e cativamos todo pensamento e o reduzimos à obediência a Cristo". 2 Co 10.3-5 

Partindo da ideia que basta estar vivo para que haja a necessidade de lutar, percebemos que lutamos diariamente por tudo em nossa existência, lutamos pelo pão, pela família, pela igreja, pela saúde, etc.

Contudo na vida de um cristão além da diária luta material, ou seja no “mundo” físico; há uma luta espiritual. Temos batalhas que são travadas no reino espiritual, num ambiente invisível, às vezes silencioso, mas real. A bíblia diz isso em Ef. 6.12

Nesta batalha espiritual que se trava ao nosso redor, não adianta lutar segundo a carne, não é a nossa inteligência, capacidade, saúde, dinheiro e qualquer tipo de esforço físico ou mental que nos trará a vitória. Apostolo Paulo diz que são as “armas poderosas em Deus”.

Eu e você sabemos a diferença entre a sabedoria do mundo e a sabedoria espiritual? Nós cristãos, os soldados de Cristo não nos iludimos ou nos enganamos com a aparente sabedoria do mundo?

Nossas armas são poderosas em Deus, para derrotarmos as fortalezas diz a bíblia.

A questão é saber que armas poderosas são essas, que estão acima das nossas forças físicas e nos faz vitoriosos no mundo espiritual.

O fato é que na nossa batalha contra o mal, deveríamos usar as armas espirituais de Deus que nos capacitam para vencer.

Quando um soldado sai para uma guerra tem que estar equipado, preparado, treinado para o combate, no mundo espiritual também. Como? Certamente a bíblia, a Palavra de Deus nos dá esta e outras respostas.

Antes vamos esclarecer as armas que o inimigo usa para nos confundir e paralisar são: o engano, sofismas, ignorância, cegueira e morte. Satanás não brinca de MATAR, ROUBAR E DESTRUIR. Está é a sua missão, e ele é obstinado em cumpri-lo.

Outra situação a esclarecer é que devemos distinguir entre ARMAS E ARMADURAS. Um fator interessante de se ressaltar, é que muitos pensam e até ensinam que para entrar na batalha basta se revestir com a armadura de Deus descrita em Ef. 6. Com isso temos visto muitos crentes entrar e sair de uma batalha espiritual literalmente arrebentado. Porque?

Porque armadura é equipamento de proteção e não arma.

Que armas poderosas são essas?

1- SUBMISSÃO A DEUS; vida de retidão

2- DEDICAÇÃO A VERDADE- A Palavra de Deus – buscar no Senhor sua Presença e seu Poder;

3- AUTORIDADE QUE DEUS NOS DEU – (Lc10.19)

4- COBERTURA ESPIRITUAL - Sangue de Jesus- Atesta p/ o fim do senhorio de Satanás como o grande acusador. (Ap.12:12)Reflete o furor de uma batalha e a grandiosidade da vitória. “Venceram pelo sangue”(Ap.12:7-11)

5- O ESPIRITO SANTO- Numa batalha espiritual não se vence sozinho. Deus nos deu o Seu Espírito que é residente em todo aquele que passou pela experiência do novo nascimento.

6- ORAÇÃO PERSEVERANTE- Além da sua importância como instrumento de contato entre nós e Deus, a oração é também uma arma do cristão na guerra espiritual. Use essa arma poderosa que Deus colocou em nossas mãos. Faça da sua vida uma vida de oração e adoração a Deus.

7- FÉ- é uma tremenda arma espiritual. Porque está firmada em Deus e na Sua Palavra e na obra de Cristo por nós. A fé é expressada na palavra que sai da nossa boca: cremos, agimos e liberamos a Palavra. (At.16:18; Hb.11:6).

Conclusão: Na batalha contra fortalezas o crente necessita de ARMAS E ARMADURAS. Sem as quais é impossível estamos firmes contra o ataque do diabo e é por isso que somos atingidos. O soldado romano quando saia à guerra estava totalmente equipado para enfrentar o inimigo. Tinha sobre si a armadura e as armas para se proteger contra o inimigo.

Assim é o crente quando desce ao campo de batalha. Deus não nos envia sem a devida proteção. Ele nos proveu toda a armadura espiritual para que possamos VENCER e permanecer INABALÁVEL.( couraça da justiça;calçar os pés com a preparação do evangelho da paz; escudo da fé;capacete da salvação e a espada do Espirito)Não sabemos quando o inimigo vem nos atacar. Outra arma que Satanás não conhece a linguagem da mansidão. Invista-se de toda autoridade e o enfrente com rigor, com uma palavra dura, na autoridade, unção e poder do Espírito Santo, nosso Ajudador. E diante destas armas ele vai recuar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe uma mensagens, se gostou das postagens.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.