sexta-feira, 20 de setembro de 2013

A Bíblia tem sido corrompida, alterada, editada, revisada ou fabricada?

Os livros do Velho Testamento foram escritos aproximadamente entre o período de 1400 A.C. a 400 A.C. Os livros do Novo Testamento foram escritos entre o período de 40 D.C. a 90 D.C. Então, já se passaram entre 3400 e 1900 anos desde que um livro da Bíblia foi escrito.

Durante esse tempo, os manuscritos originais já foram perdidos. Provavelmente nem existem mais. Também durante esse tempo, os livros da Bíblia foram copiados repetidamente. Cópias de cópias de cópias têm sido feitas.

Levando tudo isso em consideração, ainda podemos confiar na Bíblia?
Quando Deus originalmente inspirou homens para escrever Sua Palavra, ela era respirada por Deus e inerrante. Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra. (2 Timóteo 3:16-17); Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade. (João 17:17). Em nenhum lugar a Bíblia aplica esses versículos às cópias dos manuscritos originais.

Por mais meticulosos os escribas tenham sido com a duplicação das Escrituras, ninguém é perfeito. Como resultado, pequenas diferenças começaram a surgir nas várias cópias das Escrituras. De todos os milhares de manuscritos gregos e hebraicos que existem, não havia dois completamente idênticos até a invenção da gráfica mais ou menos no ano 1500 D.C. 

No entanto, qualquer estudioso imparcial de documentos vai concordar que a Bíblia tem sido consideravelmente preservada durante os séculos. Cópias da Bíblia que datam mais ou menos do século 14 D.C. são praticamente idênticas em seu conteúdo às cópias do terceiro século D.C.

Quando os Pergaminhos do Mar Morto foram descobertos, estudiosos ficaram chocados ao ver quão parecidos eles eram com as cópias antigas do Velho Testamento, apesar de que os Pergaminhos do Mar Morto eram centenas de anos mais velhos do que qualquer manuscrito previamente descoberto.

Até mesmo muitos céticos difíceis e críticos da Bíblia admitem que a Bíblia tem sido transmitida durante os séculos de uma forma muito mais exata do que qualquer outro documento antigo.

Não há qualquer evidência de que a Bíblia tem sido revisada, editada ou fabricada de qualquer forma sistemática. O volume tão claro de manuscritos bíblicos facilita o reconhecimento de qualquer tentativa de adulterar a Palavra de Deus.

Não há uma grande doutrina da Bíblia que é colocada em dúvida como resultado de pequenas diferenças que existem entre os manuscritos.

Novamente, a pergunta: “podemos confiar na Bíblia?”
Absolutamente! Deus tem preservado Sua Palavra apesar das falhas despropositais e de ataques intencionais dos seres humanos.

Podemos ter a maior confiança de que a Bíblia que possuímos hoje é a mesma Bíblia que foi escrita originalmente. 

A Bíblia é a Palavra de Deus, e podemos confiar nela.
Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; (2 Timóteo 3:16);

Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido. (Mateus 5:18).

Fonte: GotQuestion

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe uma mensagens, se gostou das postagens.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.