quinta-feira, 12 de setembro de 2013

A Certeza da Salvação...


O que é uma coisa eterna? Você sabe onde vai passar a eternidade? Se você morresse hoje , estaria salvo? 

A opção que fazemos em seguir Jesus é uma opção para a eternidade. Um dia todos estarão diante de Cristo e confessarão que Ele é o Senhor. ( reis, presidentes, atletas, artistas, todos ) 

Alguns com júbilo e alegria , pois passarão a eternidade com Ele, outros com tristeza pois não creram Nele. A nossa fé determina onde nós vamos passar a eternidade. No céu com Deus ou no inferno. Deus nos proporciona grande salvação em Cristo, uma cura completa para nosso espírito, alma e corpo.

O que é salvação?

Salvação significa ato ou efeito de salvar. Salvar à Pôr a salvo; livrar da morte, tirar de perigo, preservar de dano, destruição, perda, ruína etc.; curar-se. (Evitar a derrota: O goleiro salvou o jogo)

Por uma pessoa precisa ser salva?

Porque está perdida ou prestes a se perder mas ainda pode safar-se dessa situação. ( Ex.: afogamento à incapaz de se salvar por si mesmo, precisa de ajuda ) No dilúvio , Noé e sua família foram salvos na arca. O Juízo de Deus era inevitável, viria sobre todos os homens, mas todos poderiam se salvar, se ao invés de criticar Noé tivessem feito barcos.

Uma pessoa que está perdida ( por exemplo num labirinto ) se salva em três etapas:

Precisa reconhecer que está perdido ( cair em si ) 
Precisa encontrar o caminho. ( Jesus ) 
Precisa ser conduzido para fora. 

Por que o ser humano está perdido?

Porque desobedeceu a Deus e seu estado de pecado o colocou debaixo da IRA de Deus. 
Gn 2:16-17: "Ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim podes comer livremente; mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás."

Mas o homem cedeu a Satanás e desobedeceu. Ao desobedecer o homem pensou em trazer para si o controle de sua vida, mas esse controle foi para as mãos de Satanás. Satanás passou a ter domínio sobre o homem. O próprio homem se entregou a ele. O homem que tinha sido criado a imagem e semelhança de Deus foi corrompido e tomado por uma natureza diabólica.

Rm 3:23 "Todos pecaram …" ( pode haver alguém que não pecou ??? )

Rm 5:12 "A morte passou a todos os homens…"

Rm 6:23 "O salário do pecado é a morte ... " ( trabalho , salário , holerite ) 

Mc 16:16 "Quem não crer já está condenado…"

Is 59:2 "Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça.

Situação do homem : Separado de Deus

( Deus é a fonte de todo bem. O contrario disso é o mal )

O homem está separado de Deus por causa do pecado. Por causa da ira de Deus contra o pecado, o homem está debaixo de uma terrível condenação: a morte eterna. O homem ( a humanidade toda ) está perdido, impossibilitado de cumprir o propósito para o qual foi criado ( Supremo Propósito ). Por isso ele precisa ser salvo.

Ex.: Labirinto

Para ser salvo o ser humano precisa: 

Ter consciência de que está perdido ( cair em si ) 
Encontrar o caminho para fora ( Jesus ) 
Seguir o caminho para fora

De que o homem precisa ser salvo ?

1) Do domínio de Satanás

Cl 1:13 "… nos libertou do poder das trevas …" ( do domínio )

A primeira coisa da qual o homem precisa ser salvo é do domínio de Satanás. Satanás tem domínio sobre a vida do homem e sobre o sistema do mundo . Por isso Jesus o chama de príncipe deste mundo.

Jo 12:31 " …será expulso o principe desse mundo"

Jo 14:30 "…vem o príncipe deste mundo, e ele nada tem em mim;"

Lc 4:6 "E disse-lhe: Dar-te-ei toda a autoridade e glória destes reinos, porque me foi entregue, e a dou a quem eu quiser; se tu, me adorares, será toda tua."

Quem entregou? o homem

Quando entregou? no Edem ao pecar

Mundo ou Cosmo : sistema organizado ( política, comércio, moda, religião, etc.)

I Jo 5:19 "Sabemos que somos de Deus, e que o mundo inteiro jaz no Maligno."

Jesus veio para nos salvar do domínio que Satanás exerce em nós através de seu sistema chamado mundo. Jesus venceu a Satanás para nos dar a vitória sobre ele. Muitas pessoas não sabem que estão sob o domínio do diabo, que ele as mantém aprisionas através de suas mentiras.

O Evangelho é a boa noticia de Deus para a nossa libertação.

2) Do poder do pecado

O homem é pecador porque peca ou peca porque é pecador?

O fato do homem pecar prova que ele é pecador. 
Há uma lei operando no homem que a bíblia chama de "lei do pecado" que o homem por si mesmo não consegue vencer. Esta lei opera através de sua natureza carnal que leva o homem a fazer somente o que é mal. Mesmo às vezes conhecendo o bem não consegue praticá-lo. 

Rm 7:14-21

Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado. Pois o que faço, não o entendo; porque o que quero, isso não pratico; mas o que aborreço, isso faço. E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. Agora, porém, não sou mais eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim. Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; com efeito o querer o bem está em mim, mas o efetuá-lo não está. Pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse pratico. Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. Acho então esta lei em mim, que, mesmo querendo eu fazer o bem, o mal está comigo.

O homem precisa ser salvo não só do que ele faz, mas do que ele é ( pecador ).

( Pecado gera pecados )

3) Do salário do pecado à Morte Eterna

Rm 6:23 "O salário do pecado é a morte… " 

Morte à Separação eterna de Deus

O homem está separado de Deus e se morrer assim esta será sua situação para toda a eternidade.

Deus não criou o homem para ir para o inferno. Mas é para lá que ele vai se não se arrepender. Inferno ou hades, lugar de tormento ( Lc 16:23 )

O inferno foi criado para o diabo e seus anjos. 

Mt 25:41 "… o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos"

Existem muitos textos na bíblia que falam sobre o inferno : Sl 9:17 ; Mt 5:22 Mt 10:28 ; Mt 18:8 ; Mt 23:33 ; Mt 25:41 ; Lc 12:5 ; II Pe 2:4 ( lago de fogo, fogo eterno )

O homem precisa ser salvo da morte eterna, do inferno, tormento eterno.

4) Da ira de Deus

Jo 3:36 "Quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, porém, desobedece ao Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus."

O estado de desobediência do homem o coloca debaixo da ira de Deus. Deus ama o homem mas odeia o pecado 

Mt 3:7 "…quem vos ensinou a fugir da ira vindoura?"

Rm 1:18 "Pois do céu é revelada a ira de Deus contra toda a impiedade…"

Rm 2:5 "…entesouras ira para ti no dia da ira e da revelação do justo juízo…"

Rm 3:5 "Acaso Deus, que castiga com ira, é injusto?"

Ef 5:6 "…por estas coisas vem ira de Deus sobre os filhos da desobediência."

I Ts 1:10 "… e esperardes dos céus a seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livrada ira vindoura."

Por causa de tudo isso o homem precisa ser salvo. Para sair desse estado de condenação ele precisa nascer de novo. Precisa receber o presente que Deus oferece. Deus poderia condenar o homem simplesmente porque rejeita a salvação que lhe é oferecida de graça. O homem só precisa exercitar sua capacidade de decidir e crer. ( ao contrário do que fez no Edem ) A Palavra de Deus sempre apela para a vontade do homem

Mc 8:34 "Se alguém quiser vir após mim …"

Ap 3:20 "Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta…"

Para que nós somos salvos ?

à Para a glória de Deus 

Ef 1:3-14 "…para o louvor da sua glória"

A criatura deve revelar a beleza de seu criador. ( ex.: quadro / refletir a glória ) 
A salvação antes de beneficiar o homem , glorifica a Deus. Somos salvos para Deus. 
Somos salvos para ser reenquadrados no Propósito de Deus. Deus criou o homem para ter comunhão com ele. Mas o homem por causa do pecado volta-se para si mesmo, para seus próprios interesses e impossibilita esta comunhão.

Rm 6:10-13 "Pois quanto a ter morrido, de uma vez por todas morreu para o pecado, mas quanto a viver, vive para Deus. Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus. Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para obedecerdes às suas concupiscências; nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado como instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como redivivos dentre os mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça."

A cruz jamais operará sua obra completa em nós enquanto não formos capazes de interpretar além daquilo que Cristo fez PARA NÓS e começarmos a ver o que ele fez PARA DEUS. 

O que nos garante a salvação? Como saber se estamos salvos? Em que nos baseamos para dizer que estamos salvos?

Ef 2:8-9 "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isso não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie."

Pela graça, mediante a fé. 
Não por obras 
Se é pela graça já não é mais por obras, senão a graça deixa de ser graça 
Exercitamos a nossa fé na obra que Jesus fez e recebemos de graça a salvação. 

Hb 11:6 "Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam."

Fé em que?

à Em Jesus e na palavra de Deus.

( fé à Hb 11:1 )

A obra de Jesus foi perfeita e suficiente.

Cl 2:14-15 "E havendo riscado o escrito de dívida que havia contra nós nas suas ordenanças, o qual nos era contrário, removeu-o do meio de nós, cravando-o na cruz; e, tendo despojado os principados e potestades, os exibiu publicamente e deles triunfou na mesma cruz."

Não temos que pagar mais nada. Jesus pagou a divida por nós e cravou na cruz. 
Só precisamos crer nele, na sua obra por nós. 

II Co 5:21 "Àquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus."

Ele se fez pecado para nos libertar do pecado e nos justificar para com Deus 
Ele pagou pelos nossos pecados , um alto preço ( Ex.: preço tesouro x preço que pagamos )

Rm 5:1 "Justificados, pois, pela fé, tenhamos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo"

Pela fé na obra de Jesus por nós somos justificados diante de Deus. Foi-se a ira de Deus contra nós. Em Cristo temos paz para com Deus. Não é pela nossa justiça, mas pela justiça de Deus em Cristo. ( nossa justiça é um trapo de imundícia ) 

At 26:18 "Para lhes abrir os olhos a fim de que se convertam das trevas à luz, e do poder de Satanás a Deus, para que recebam remissão de pecados e herança entre aqueles que são santificados pela fé em mim."

Pela fé em Jesus somos libertados do domínio de Satanás 

Gl 2:16 "Sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, mas sim, pela fé em Cristo Jesus, temos também crido em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não por obras da lei; pois por obras da lei nenhuma carne será justificada."

As bases da nossa salvação

Podemos afirmar que estamos salvos com base em 2 coisas :Na obra de Jesus por nós. No que Ele fez por nós e não do que nós fizemos.

Is 53:5-6 " Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós."

Na Palavra de Deus 
Não é por sentimento, mas por fé na palavra de Deus que diz que eu sou salvo.

I Jo 5:6-13 "Quem tem o filho tem a vida…"

Mc 16:16 "Quem crer e for batizado será salvo…"

Jo 3:16 "Porque Deus amou o mundo de tal maneira…"

v15 à "assim como a serpente foi levantada no deserto.." Nu 21:5-9

Quando cremos em Jesus somos curados da peçonha mortal que nos conduzia a morte. 
Jo 5:24 "Quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou…"

Jo 6:28-29 "A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou"

Jo 10:9-10 "…eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância."

Jo 11:25 "Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim…"

Jo 14:6 "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida…."

I Tm 2:5 "Porque há um só mediador entre deus e os homens …"

Temos dois testemunhos que somos salvos:

Um exterior: A Palavra de Deus 
Um interior: O Espírito Santo

I Tm 1:15 "Fiel é esta palavra e digna de toda a aceitação; que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais sou eu o principal"

Rm 8:16 "O Espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus"

Nos liberou de Satanás

Nos libertou do pecado

Nos livrou da morte 

Nos deu paz com Deus

Uma completa salvação por meio da fé em Cristo

Se você creu em Jesus, que ele morreu pelos seus pecados. 
Se você se arrependeu e foi batizado para a remissão dos seus pecados. 
Se você tem Jesus como Senhor da sua vida e tem disposição em obedecê-lo. 
Então você pode dizer que está salvo e viver à luz desta verdade. Livre para expressar a glória de Deus.

Um indício de que uma pessoa se sente salva é quando ela para de pedir a salvação e começa a glorificar a Deus por estar salva. 
Versículos para decorar

Rm 3:23 "Todos pecaram …"

Rm 6:23 "O salário do pecado é a morte…"

Cl 1:13 "Ele nos tirou do império das trevas…"

Ef 2:8-9 "Pela graça sois salvos por meio da fé…"

Hb 11:6 "Ora, sem fé é impossível agradar a Deus…"

II Co 5:21 "Aquele que não conheceu o pecado, Deus o fez pecado por nós…"

Rm 5:1 "Sendo pois justificados mediante a fé…"

Jo 3:16 "Porque Deus amou o mundo de tal maneira…"

Jo 5:14 "Quem ouve a minha palavra…" 

I Tm 2:5 "Porque há um só mediador entre Deus e os homens …

Salvação à Cura completa ( I Ts 5:23 para o espírito, alma e corpo )

1) Justificação do espírito 

Justificar à tornar justo. 
Mas quando o homem caiu (escolheu fazer a própria vontade ao invés da vontade de Deus), ele morreu espiritualmente. O homem ficou então incapaz de ter comunhão com Deus por causa da culpa do pecado. Gn 3:7-10 

O Espírito do homem precisa ser justificado diante de Deus.

2) Santificação da alma 

Santificar à purificar, separar 
Consiste no operar diário da cruz de Cristo em nossas vidas.

Cruz : quando a vontade de Deus entra em choque com a minha vontade e eu escolho fazer a vontade de Deus.

É o Espírito Santo habitando em nós que nos santifica dia a dia.

3) Glorificação do corpo

O objetivo final na ressurreição ou arrebatamento, quando receberemos um corpo semelhante ao de Cristo depois de ressurreto. Um novo corpo, incorruptível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe uma mensagens, se gostou das postagens.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.