quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Quem é o seu pastor?


Tenho procurado participar de várias reuniões para estudos da Bíblia com cristãos que procuram ser fiéis ao Senhor, seguindo somente o que Deus revelou nas escrituras sagradas.

Sabedor de que esses estudos são de grande proveito para aqueles que estão buscando conhecer melhor a vontade do Senhor para aplicar em suas vidas, tenho incentivado algumas pessoas “evangélicas” a participar dos mesmos, e por diversas vezes tenho me entristecido com as justificativas de algumas dessas pessoas para não participar dos estudos da palavra do Senhor. Por muitas vezes as justificativas que tenho ouvido são:

· Vou pedir permissão para o meu pastor, se ele deixar, eu irei.

· Não posso ir, pois o meu pastor não me deixa participar de estudos que não seja na nossa igreja.

· Tenho vontade de participar e aprender mais. Mas se eu for, tem que ser escondido do meu pastor.

Em 1 Coríntios 7:23 a palavra do Senhor diz àqueles que pertencem a Ele para não se fazerem escravos de homens, pois foram comprados por um alto preço, o sangue de Cristo (I Pedro 1:18-19). Os que pertencem a Cristo foram chamados para fora da escravidão ao pecado e da escravidão à vontade de homens (João 8:34-36; Atos 5:29).

Todo aquele que julga pertencer a Cristo deve avaliar muito bem a sua vida espiritual perante Deus, pois pode estar confiando em pastores humanos que em muitos casos nem estão qualificados conforme a palavra do Senhor para exercer essa função (1 Timóteo 3:1-7; Tito 1:5-9), colocando assim sua vida espiritual e salvação em grande risco. Já há muito tempo os servos do Senhor vêm alertando para o perigo de desprezar os mandamentos de Deus e confiar em príncipes e meros homens (Salmos 118:9; 146:3). Há sempre uma asseveração constante e crescente nas escrituras quanto a confiar completamente em guias humanos, pois os mesmos podem se tornar falhos e conduzir as ovelhas para longe do caminho do Senhor (Atos 20:28-30), tornando-se assim maldição para si próprio e para quem os segue, privando ambos das bênçãos do Senhor (Jeremias 17:5-6). Porém, em contraste, aqueles que confiam no Senhor e fazem dele o seu braço forte, o seu leme, a sua bússola, tem a segurança e garantia de bênçãos não somente nesta vida mas no reino eterno por vir (Jeremias 17:7-8; Apocalipse 2:7,10).

Jesus disse claramente que a verdadeira liberdade e o livramento da perdição eterna é encontrado não por uma obediência cega a líderes religiosos, mas por observar e praticar as palavras de vida que Ele próprio proferiu e posteriormente incumbiu aos apóstolos de pregar (João 8:31-32; Marcos 16:15-16). Contudo, isso não quer dizer que nunca devemos obedecer aos pastores (presbíteros, bispos) que servem entre nós em nossas congregações, sabemos que o trabalho desses servos nas igrejas é necessário e devemos obedecê-los e imitá-los quando estiverem de fato seguindo a Jesus (Hebreus 13:17; I Coríntios 11:1). As escrituras deixam bastante claro que a maneira correta de pastorear o rebanho não é com domínio ditatorial, autoridade humana ou arrogância, mas com a autoridade e persuasão que emana da palavra de Cristo (I Pedro 5:1-3). Também não devemos esquecer a liberdade e a responsabilidade que o Senhor nos dá de verificar todas as coisas por nossa própria conta, e ficar com o que é bom, justo e correto e rejeitar toda forma de mal (I Tessalonicenses 5:21-22; Atos 17:10-11).

Sejamos como Paulo que após conhecer a vontade do Sumo Pastor não teve medo de desistir do seu judaísmo inútil e de mostrar sua fé em Jesus abertamente, pregando nas sinagogas o puro evangelho de Cristo (Atos 9:18-22). No cristianismo atual não há mais espaços para os Nicodemos, para aqueles que querem buscar a Cristo sob a proteção das sombras noturnas (João 3:1-2) por temer aos homens e não a Deus. Os covardes não terão lugar no reino de Jesus e dos seus santos (Apocalipse 21:8), pois quando o Sumo Pastor se manifestar a coroa imarcescível da glória (I Pedro 5:4) será dada àqueles que “...lavaram suas vestiduras, e as alvejaram no sangue do Cordeiro” (Apocalipse 7:14).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe uma mensagens, se gostou das postagens.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.