quinta-feira, 26 de abril de 2012

Realizando uma cerimônia de 15 anos.

Entrada do cortejo
Uma música instrumental suave será executada.
O ministro conduzirá pelo braço a mãe da aniversariante, e a deixará em um dos lados da plataforma. Ele se situará ao lado direito da cadeira colocada para a aniversariante, e ali permanecerá de pé durante toda a cerimônia.
A seguir desfilarão 14 pares de moças e rapazes.
Cada rapaz conduzirá uma moça pelo braço esquerdo. Cada uma das moças terá uma flor na mão (podem ser usados cravos ou açucenas). À medida que forem entrando, os casais se posicionarão em ambos os lados da cadeira destinada a aniversariante, ao longo da plataforma, o rapaz de um lado e a moça de outro, Cada fileira terá, alternadamente, um rapaz e uma moça.

Entrada da aniversariante
Outra música apropriada será executada.
A aniversariante entrará segurando o braço de seu pai (ou, em substituição, o braço de quem ela escolher), caminhará lentamente até a plataforma, e se sentará na cadeira especialmente decorada para a ocasião.
Dirigindo-se aos presentes, o ministro dirá:
"Amados irmãos e amigos, é para mim um privilégio dar-lhes as boas-vindas em nome de Jesus Cristo por ocasião desta cerimônia de ação de graças pelos 15 anos de vida de __________________(nome da aniversariante), filha de __________________(nomes e sobrenomes dos pais). Com grande alegria invocamos a presença de Deus para este ato e sobre a vida desta jovem. Oremos."
Oração
"Pai amado, nós nos aproximamos de ti neste momento para agradecer-te pela vida de_________________ (nome da aniversariante). Damos-te graças porque tu a tens aben­çoado até esta formosa idade de 15 anos. Imploramos-te que 3 teu Santo Espírito continue a guardá-la e a proteja durante todos os dias de sua vida. Em nome de Jesus Cristo, nós te pedimos. Amém."

Entrega de flores e leitura bíblica
Nesse momento outra música de fundo será executada.
Cada moça - começando pela última que entrou - caminhará até a cadeira onde se encontra a aniversariante, lhe entregará a flor e lerá para ela em uma Bíblia - na qual estão marcados os 14 textos que não de ser lidos - o texto bíblico que lhe corresponde, de modo que todos possam ouvir. (A primeira moça, que entrou com a Bíblia, após ler seu texto, a entregará à segunda, e a segunda à terceira, e assim sucessivamente).

Moça 1: "Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra." (Salmo 119:9).
Moça 2: "Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocida­de, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamen­to." (Eclesiastes 12:1).
Moça 3: "Ninguém despreze a tua mocidade, mas sê exem­plo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza." (1 Timóteo 4:12).
Moça 4: "Alegra-te, jovem, na tua juventude, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade. Anda pelos cami­nhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos, mas sabe que por todas estas coisas te trará Deus a juízo." (Eclesiastes 11:9).
Moça 5: "Exorta semelhantemente os moços a que sejam moderados. Em tudo te dá por exemplo de boas obras. Na doutrina mostra integridade, reverência..." (Tito 2:6,7).
Moça 6: "Foge também dos desejos da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor." (2 Timóteo 2:22).
Moça 7: "Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de rubis." (Provérbios 31:10).
Moça 8: "Aquele, pois, que sabe o bem que deve fazer e não o faz, comete pecado." (Tiago 4:7).
Moça 9: "Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, man­sidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei." (Gálatas 5:22,23).
Moça 10: "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, pois dele procedem as saídas da vida." (Provér­bios 4:23).
Moça 11: "Bem-aventurados os puros de coração, porque eles verão a Deus." (Mateus 5:8).
Moça 12: "Vós sois a luz do mundo. Não se pode escon­der uma cidade edificada sobre um monte." (Mateus 5:14).
Moça 13: "Quando disseste: Buscai o meu rosto; o meu cora­ção te disse: O teu rosto, Senhor, buscarei." (Salmo 27:8).
Moça 14: "O mesmo Deus de paz vos santifique completa­mente. E todo o vosso espírito, alma e corpo, sejam ple­namente conservados irrepreensíveis para a vinda de nos­so Senhor Jesus Cristo." (1 Tessalonicenses 5:23).
Entrega da Bíblia e coroação
Quando todas as moças tiverem entregado as flores e lido o texto bíblico diante da aniversariante, entrará o líder dos jovens da igreja ou a esposa do ministro, receberá a Bíblia das mãos da última moça, se colocará ao lado da jovem e dirá:
"Permita o Senhor que você guarde em seu coração, como um ramo de flores que nunca murchará, os sábios conselhos que a Palavra de Deus tem-lhe dado. Se você se­guir com fidelidade a vontade de Deus, receberá no final a coroa da vida."
Em seguida a pessoa que pronunciar estas palavras entregará à aniversariante a Bíblia na qual foram lidos os 14 textos antecipadamente marcados, e colocará ;obre sua cabeça uma coroa que estava mantendo segura na outra mão.

Intervenção dos pais
O pai da aniversariante falará brevemente sobre algum fato destacado na vida de sua filha, lambem a mãe falará alguns minutos acerca dela.
(Um dos dois poderá revelar os objetivos da aniversariante.)

Oração
O ministro convidará toda a igreja a colocar-se de pé, e orará assim:
"Soberano Deus, nós te louvamos nesta hora, e uma vez mais pedimos tua bênção em favor de___________ (nome da jovem). Faz com que tua Palavra sempre dê fruto abun­dante em sua vida. Em nome de Jesus Cristo nós te pedimos. Amém."
Saída do cortejo e da aniversariante
Uma música suave e majestosa será executada nesse momento enquanto os participantes se preparam para sair.
Os casais começarão a sair da plataforma para a porta, na ordem inversa da que entraram.
Por último, sairá a aniversariante.

Nota: Se não for possível formar 14 casais, poderão ser formados 7 - ou 14 moças sozinhas, caso não haja suficientes rapazes para acompanhá-las. O importante é que o total das pessoas some 15. Antes da oração do ministro, a aniversariante poderá ter a oportunidade de dizer algumas palavras de reconhecimento a seus pais, seus líderes espirituais e aos irmãos da igreja. Se ela desejar, poderá cantar nesse momento.

Autor: Servos do Senhor Inspirados pelo Espirito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe uma mensagens, se gostou das postagens.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.