Há um ditado que diz: “Tal pai, tal filho”. Podemos transferi-lo para a situação eclesiástica e dizer: “Tal pastor, tal igreja”. Normalmente uma igreja é o que o seu pastor é. Se o pastor leva Deus a sério, a igreja vai levar Deus a sério. Se o pastor tiver visão missionária, a igreja terá visão missionária.
I- As Responsabilidades do Pastor
a) Conduzir a igreja à maturidade.
Col. 1:27b-29 diz: “… Cristo em vós, a esperança da glória; o qual nós anunciamos, advertindo a todo homem e ensinando a todo homem a sabedoria,a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo, para isto é que eu também me afadigo, esforçando-me o mais possível, segundo a sua eficácia que opera eficientemente em mim”.
Além desse texto, as cartas de Paulo a Timóteo e Tito deixam bem claro que o papel do pastor é levar a igreja à maturidade espiritual. Esta maturidade acontece quando o crente vai se moldando à Palavra de Deus e tem o caráter de Cristo forjado em sua vida .Um cristão maduro sabe de sua responsabilidade; portanto, torna-se um missionário em sua cidade ou em outro lugar.
b)Levar a igreja ao serviço de edificação do corpo.
“E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, eoutros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a
edificação do corpo de Cristo”. (Ef. 4:11-12).
Aqui, Paulo está falando dos dons ministeriais. Eles são distribuídos à igreja com o propósito de capacitar os crentes para o desempenho do seu serviço.
II — As Possibilidades do Pastor
a) Pregar e ensinar. Através da pregação e do ensino da Palavra, o pastor pode levar a igreja à maturidade, a experimentar a vontade de Deus e a desempenha o seu serviço; consequentemente, a fazer missões mundiais. A pregação e o ensino são dois instrumentos poderosos nas mãos do pastor na direção de sua igreja.
b ) Ministrar à liderança da igreja. Uma igreja não será missionária se sua liderança não tiver visão missionária. Assim, o pastor deverá treinar a liderança da igreja.
c)Treinar. O pastor deve preparar um currículo para o treinamento de sua igreja em missões.
COMO UMA IGREJA PEQUENA PODE FAZER MISSÕES
a) Confie no grande Deus. Devemos entender que o plano de Deus para a igreja é a implantação do Seu reino, através da pregação do evangelho a todas as nações, não importa o tamanho da igreja.
b)Inicie um movimento de oração. Através da oração, a igreja pode fazer um movimento missionário e atingir nações. Desafie os membros de sua igreja a orarem em suas casas, no trabalho, nos momentos de folga, na igreja,etc.
c)Treine os crentes para a evangelização pessoal. Eu descobri uma coisa interessante em meu ministério: os crentes não evangelizam, porque não sabem como fazê-lo.
d)Desafie pessoas para o campo missionário. Mediante pregação, ensino, recomendação de livros etc, você pode desafiar pessoas a se entregarem para a obra de missões. Creio que em toda igreja há pessoas vocacionadas para o campo missionário.
e)Desafie os crentes a contribuírem financeiramente. Uma igreja pequena pode fazer muito para missões, através da contribuição financeira.de seus membros. Deus não está olhando o tamanho da oferta, mas sim o tamanho do coração da pessoa que deu a oferta.
f)Associe sua igreja a outra, para enviar missionários. Uma igreja pequena pode fornecer pessoas e dinheiro para a obra de missões. Mas às vezes, não tem condições de levantar todo o sustento financeiro necessário, portanto, poderá se unir a outra igreja e juntas, enviarem o missionário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe uma mensagens, se gostou das postagens.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.