Texto(Ef. 5:15-19) “ 15 - Tenha cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, 16 – aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus”.
Introdução
Existem oportunidades legitimas e ilegítimas mediante a luz da Palavra de Deus. Existem pessoas que ignoram as oportunidades legitimas pela influencia dos seus gigantes da alma. Tenho pensado em Deus como um Pai bondoso, amoroso e cuidadoso em contraste com o sofrimento humano. Existe muito sofrimento no mundo! Um Deus presente que interfere na vida das pessoas, que ajuda as pessoas por amá-las.
ENTÃO POR QUE TANTO SOFRIMENTO? Existem muitas razões pelas quais as pessoas sofrem:
1 - O contexto espiritual que apresenta uma malignidade destrutiva em operação;
2 - A pecaminosidade humana que trata a bondade e amor de Deus com desprezo;
3 - A lei da causa e do efeito (sementeira);
4 - A incompatibilidade da nossa natureza divina com um habitat impróprio e inadequado a ela;
Mas hoje quero abordar o sofrimento devido à falta de aproveitar as oportunidades.
CREIO QUE TODOS POSSUEM BOAS OPORTUNIDADES NA VIDA.
Mateus 5.45 “para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos”. Nem todos “…aproveitam ao máximo cada oportunidade…”, e isso é uma das causas que tem feito muitas pessoas boas sofrerem.
OPORTUNIDADES PARA A FELICIDADE
EVANGELIZAR (Cl. 4.5) “Sejam sábios no procedimento para com os de fora; aproveitem ao máximo todas as oportunidades”. O CONTEXTO Bíblico mostra a felicidade que existe em conduzir alguém a Cristo.
FAZER BONS NEGÓCIOS – (Jr. 8.20)“Passou a época da colheita, acabou o verão, e não estamos salvos”.
REALIZAÇÃO SENTIMENTAL(Pr. 18.22)“Quem encontra uma esposa encontra algo excelente; recebeu uma bênção do Senhor”.
É PRECISO SER UMA PESSOA PREPARADA PARA APROVEITAR OPORTUNIDADES
O contexto da carta aos Efésios indica a vida de uma pessoa preparada para aproveitar oportunidades: Efésios indica:Capítulo 1. A possibilidade de um viver debaixo das bênçãos espirituais preparadas por Jesus Cristo para todos aqueles que nele creem Capítulo 2. A Salvação e um novo estilo de vida decorrente dela; Capítulo 3. Um comprometimento com o serviço do Reino de Deus na terra; Capítulo 4. Fazer parte da igreja de Cristo; Capítulo 5. Uma vida testemunhal na família e na comunidade; Capítulo 6. Uma postura de guerreiro diante da batalha espiritual.
No contexto mais imediato do texto (Ef. 5.17-21) apresenta duas atitudes para estar preparado e aproveitar ao máximo as oportunidades: 17 - Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. 18 - E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; 19 - Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração;20 - Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo; 21 -Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus.
1 - Conhecer a vontade de Deus (Ef. 17-18) não se deixando embriagar pelo mundo.Aquele que é amigo do mundo constitui-se em inimigo de Deus (Tiago 4.4) “Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus”. e as coisas íntimas de Deus (Sua Vontade) são reveladas aos seus amigos (Jo. 15.15) “Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer”.
2 - Encher-se do Espírito Santo (18-20) pelo falar sadio, louvor e gratidão a Deus de forma continua.
Conclusão
Certamente Deus dará muitas oportunidades a todos nós, a questão é se estaremos preparados para aproveitar ao máximo as oportunidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe uma mensagens, se gostou das postagens.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.