![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiftCsZYG6Y9YMoSgJtfQ5AKbKqMVssoTRUw67EU2_xfOjgHjyUNe33qAONWHJCel18-uZD_fxR_KItyh-mj8X3MODgSaa1DKc-u0C8bT2srDkTs902fL-aN6HaonnURzfCEUPGFDcvQZQR/s320/images.jpg)
O texto de mateus 5,22, que responde a sua pergunta, diz assim:
Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encolerizar contra seu irmão, terá de responder no tribunal; aquele que chamar ao seu irmão "Cretino"! estará sujeito ao julgamento do Sinédrio; aquele que lhe chamar 'louco' terá de responder na geena de fogo"
É muito importante ler essa frase no contexto. Jesus, em Mateus 5,20 seguintes ensina a nova justiça, que é superior à antiga. É nesta passagem que encontramos as famosas frases de Jesus com esse esquema: "Ouviste o que foi dito... Eu porém vos digo...".
No caso concreto do versículo 22, no 21 Jesus lembra o mandamento que diz "Não matarás". E acrescenta, no versículo 21: "...aquele que chamar o seu irmão de "louco" terá de responder na geena de foto.
Só para poder dar o sentido correto a este vocábulo usado por Mateus, alguns exegetas dizem que o ambiente judaico dava uma conotação religiosa a esta palavra, definindo com ela um certo comportamento de impiedade em relação à religião (veja Deuteronômio 32,6). A Bíblia de Jerusalém, de fato, não traduz com "louco", mas com "insensato" e a Bíblia Pastoral usa "idiota". A Bíblia Almeida usa "louco".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe uma mensagens, se gostou das postagens.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.